VOCÊ ESTÁ APTO PARA FAZER GESTÃO DE PESSOAS?
A maioria dos profissionais que ainda não estão em cargos de liderança dentro das organizações, provavelmente, se realizarmos uma pesquisa, irão responder que desejam sim continuar crescendo e futuramente assumir posições como lideres de sucesso dentro do organograma das suas empresas.
Mas o que muda quando saímos de um cargo técnico e assumimos posições de Liderança?
Acredite, são muitas as mudanças. Este novo Líder enfrentará múltiplas e diferentes demandas, incluindo a gestão de pessoas, competência fundamental hoje para quem quer obter sucesso no mundo corporativo.
Se você é um profissional que tem grandes anseios de crescimento, talvez você nunca tenha pensado, se a Liderança é de fato para você e se você tem aptidão para gerir pessoas. Para ajudá-lo nesta reflexão, responda este breve questionário para avaliar o seu interesse ou não no gerenciamento de pessoas.
PERGUNTAS
Responda “sim” ou ‘“não” para as afirmações abaixo:
01-Eu prefiro trabalhar sozinho a trabalhar com os outros profissionais.
02-Eu fico desconfortável em dar informações que podem ser percebidas como informações não bem aceitas ou negativas pelo grupo.
03-Eu gosto de ensinar meus colegas em novas habilidades e processos no meu departamento.
04-Estou bem à vontade para administrar conflitos e diferenças de opinião.
05-Eu gosto de apoiar o trabalho dos outros, ajudá-los para que seus trabalhos sejam bem-sucedidos e satisfatórios.
06-Eu posso me ajustar a uma ampla gama de estilos de trabalho e estilos de comunicação.
07-Eu gosto de gerenciar o trabalho dos outros.
08-Eu prefiro concluir o trabalho sozinho em vez de delegar para outros.
09-Eu me sinto confortável em assumir responsabilidade e em atingir metas através da soma do resultado de uma equipe de trabalho.
10-Eu fico confortável em tomar decisões que afetam outros pessoas.
Tabela de pontuação:
01) Sim =0 Não =1
02) Sim =0 Não =1
03) Sim =1 Não =0
04) Sim =1 Não =0
05) Sim =1 Não =0
06) Sim =1 Não =0
07) Sim =1 Não =0
08) Sim =0 Não =1
09) Sim =1 Não =0
10) Sim =1 Não =0
Resultado:
0 a 4 pontos
“Gestão de pessoas não é para mim ” – Uma carreira que envolve o gerenciamento de outras pessoas provavelmente não é a opção certa para você neste momento. Trabalhe com seu gestor direto para explorar outras oportunidades de carreira em potencial para você.
5 a 7 pontos
“Talvez sim, talvez não” – Sua pontuação revela que você pode gostar de alguns (mas não todos) aspectos do trabalho que envolve o gerenciamento de pessoas. Converse com seu gerente direto para saber mais sobre esses tipos de trabalhos ligados a gestão de pessoas e reflita sobre o assunto e qual caminho seguir.
8 a 10 pontos
“Sim, Gerenciando pessoas é para mim”: Seus resultados indicam que você tem interesse em gerenciamento de pessoas. Siga em frente e faça a diferença nas oportunidades que irão surgir na sua carreira como Gestor de pessoas.
CONCLUSÃO:
Mais importante do que saber o resultado do seu teste, é você participar de um programa de desenvolvimento de liderança que permitirá a você, desenvolver as habilidades necessárias para atender às necessidades críticas atuais e futuras a fim de alcançar os seus projetos de carreira. Conte com a nossa especialidade para impulsionar suas competências profissionais.
Boa Liderança para você!
Ednéia Renó – Diretora Executiva da CiaDH
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CiaDH é uma consultoria que fornece soluções na área de Recursos Humanos, especializada em condução de projetos, treinamentos e coaching, para empresas, equipes, líderes e indivíduos.
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