LOGO

Dicas de como construir um bom planejamento estratégico de RH

Um dos grandes desafios  para a área de Recursos Humanos é a realização do desenho do seu planejamento estratégico e muitos profissionais  ainda tem dificuldades de como iniciar esta importante ação dentro da área.  Em minha opinião,  uma  estratégia de RH bem elaborada é a chave para atingir todas as metas do negócio e propiciar um ambiente de desenvolvimento e compromisso com as metas futuras.  Para colaborar, gostaria de compartilhar algumas dicas para você começar este desafio.

 

O primeiro passo para construir um bom planejamento estratégico da área é entender a missão da sua empresa,  as suas estratégias e objetivos do negócio. O  RH deve buscar junto aos líderes  chaves  entender  quais as prioridades da empresa e como a área poderá ajudar neste desafio.  Pergunte:

  • Quais são os principais objetivos de negócios para o ano seguinte, dois e cinco anos? 
  • Quais são as principais estratégias da organização para atingir esses objetivos?
  • Quais são os desafios atuais que a organização enfrenta?

 

Posteriormente, busque identificar as capacidades e habilidades necessárias para atingir estas  metas.  O RH deve  entender as implicações de cada uma das metas dentro da empresa.  Isto fornecerá  uma noção de quais capacidades e habilidades os profissionais chaves da empresa precisam desenvolver  para suportar  as metas futuras.

Pergunte: 

  • Quais são as habilidades, competências e habilidades específicas as posições chaves, os talentos precisarão ter no futuro para dar suporte  as estas metas do negócio com sucesso?

 

E por último,  busque  identificar as  lacunas  para atingir estes resultados,   procure saber  qual é o estado atual frente s as  suas necessidades futuras.  Dependendo da estratégia organizacional, a força de trabalho existente pode não estar preparada para suportar as metas futuras do negócio. Neste estágio,  o RH já começa a ter um bom mapeamento com  as prioridades das principais  demandas de desenvolvimento, treinamento e projetos organizacionais.   

Perguntas chaves neste estágio:  

  • As capacidades e habilidades atuais da força de trabalho serão capazes de atender às necessidades futuras das posições chaves e talentos da organização? 
  • Quais são as lacunas nas suas habilidades frente as metas futuras?

 

A área de RH também deve mapear suas necessidades e  se preparar para dar suporte nas  metas futuras respondendo:

  • Quais são as lacunas entre as capacidades atuais da função de RH e o que é necessário para ajudar a organização a atingir com sucesso em cada meta de negócio no futuro?

 

Por fim, não se esqueça  do seu plano de comunicação e apresentá-lo para os Executivos da empresa  dando uma visão geral do planejamento estratégico de RH e como ele está alinhado com as estratégias corporativas.  O mais importante é o RH  mostrar como a área  ajudará a minimizar as incertezas e reduzir a resistência as futuras mudanças.

Se você precisar de apoio, não hesite em procurar a Companhia de Desenvolvimento Humano para apoiá-lo  neste processo.

Sucesso para você!

Ednéia Renó – Especialista em Comportamento Humano / Consultora de Carreira / Executive Coach / Consultora de RH

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LOGO

CiaDH é uma consultoria que fornece soluções na área de Recursos Humanos, especializada em condução de projetos, treinamentos e coaching, para empresas, equipes, líderes e indivíduos.

FACEBOOK

© 2020 Copyright © Todos os direitos Reservados – CiaDH

×