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A avaliação de desempenho deve acontecer neste período de pandemia?

A avaliação de desempenho deve acontecer neste período de pandemia?
Muitas empresas e gestores de RH estão se questionando se devem ou não manter as suas avaliações de desempenho este ano devido ao período de interrupção de suas atividades causadas pela pandemia.

Na minha opinião, as empresas precisam analisar se vale a pena mudar ou cancelar o seu calendário de avaliações de desempenho, podendo haver mais perdas do que ganhos se não realizá-las conforme planejado anteriormente.

O momento pede “flexibilidade”, já que novas demandas surgiram dentro das empresas neste período e com isto, novas competências foram primordiais para que os Colaboradores pudessem entregar os resultados e atravessar este período de interrupção dos negócios.

O RH, portanto, deve considerar possíveis ajustes nas avaliações, mudar as classificações de acordo com as circunstâncias do Colaborador, diferenciando os casos que mais tiveram impactos nesta interrupção e sua gravidade para cada Colaborador. Por exemplo, classificar em 3 grupos os seus Colaboradores:
Primeiro, o grupo que teve “Interrupção mínima do trabalho”, ou seja, o trabalho dos funcionários mudou pouco devido à interrupção, as metas estabelecidas no início do ciclo ainda são realistas e adequadas.

Segundo, o grupo que teve “interrupção moderada do trabalho”, ou seja, o trabalho dos colaboradores mudou significativamente, as metas estabelecidas no início do período de avaliação não são mais realistas.
E finalmente, o terceiro grupo que teve “Grave interrupção do trabalho”, os funcionários estão fazendo trabalhos totalmente diferentes devido à interrupção, as metas estabelecidas no início do ano não são mais relevantes.

Tudo isto impactará no processo de avaliação de desempenho, portanto, há necessidade de ajustes em todo o processo.
O mais importante é ressaltar que este momento crítico e singular trouxe aos colaboradores muitas oportunidades de irem além de suas metas individuais, mas de fazerem muitas contribuições importantes para o negócio.

Não podemos perder de vista o objetivo principal, que é, acima de tudo, considerar que as avaliações de desempenho formais devem funcionar como referência para um plano de desenvolvimento e reconhecimento de cada Colaborador pelas suas contribuições, criando um entendimento comum entre o Líder e Liderados, melhorar a comunicação e proporcionar consistência e reconhecimento pelo trabalho realizado.
Se sua empresa precisa de apoio neste processo, entre em contato com a Companhia de Desenvolvimento Humano, será um prazer ajudá-lo neste desafio.

Ednéia Renó – Especialista em Comportamento Humano / Consultora de Carreira / Executive Coach / Consultora de RH.

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