RH BUSINESS PARTNER – Recursos Humanos como parceiro estratégico do Negócio

Para que o BP (Business Partner) possa desempenhar o seu papel ativamente nas organizações, ele precisa conhecer o negócio, suas estratégias e a gestão de pessoas, além do profundo conhecimento dos processos internos, da cultura, dos valores e a correta aplicação das políticas internas de RH.

O que o difere do papel tradicional é a sua aproximação e apoio junto às lideranças nas decisões estratégicas com pessoas e desenvolvimento organizacional. Seu foco principal é ter uma postura atuante, que vai além do conhecimento técnico.

O BP deve buscar alternativas para contribuir com os resultados das áreas, de acordo com as demandas identificadas e a necessidade do cliente. Desta forma, ele passa a ser um agente de mudança, como protagonista de ações sugeridas com o foco nos processos de RH. Estas ações irão desde a necessidade de uma contratação estratégica, desenho do perfil profissional, conhecer o headcount da área, desenvolvimento de profissionais, orientações para feedbacks assertivos, identificação de potenciais e equipes de alta performance.

Para isso, o BP deve procurar desenvolver habilidades que fortaleçam sua atuação, como pensamento analítico, comunicação empática, colaboração e gestão de conflitos. Deve identificar também os indicadores estratégicos de desempenho de RH – OKRs, KPI’s, para nortear os resultados e apoiar nos indicadores do negócio.

O BP requer uma adaptação constante, precisa compreender os cenários e o mercado, podendo assim antecipar possíveis impactos em gestão de pessoas, que possam ocorrer nas organizações. Trata-se de um olhar em constante movimento, uma transformação exponencial, que vai além das boas práticas, com processos inovadores, transformação digital, métodos ágeis, inteligências artificial e emocional e, por fim, conhecer toda a cadeia de valor do negócio, amparada pela cultura da organização.

O BP tem o desafio também de identificar e aproximar dos Stakeholders. Assim, terá uma visão completa do seu papel na organização.

Por conta disso, o BP tem como missão saber articular com a própria área de RH, com seus clientes/líderes, áreas pares e executivos da empresa. Assim, construirá um relacionamento de confiança e de credibilidade, necessários ao exercício do seu papel.

O BP deve ser um detentor da gestão do capital humano e um verdadeiro parceiro do negócio nas organizações.

Simone Filippo – 15/07/20
CiaDH – Desenvolvimento Humano

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