SUA EQUIPE ESTÁ MOTIVADA?
Não é novidade para ninguém, mas está comprovado que funcionários altamente motivados e engajados na empresa, realizam melhor suas atividades e são menos propensos a deixar a organização. Um estudo da Harvard Business Review descobriu que, em 85% das empresas, a moral dos funcionários diminui drasticamente após os primeiros seis meses – e continua a deteriorar-se por anos depois. A culpa, segundo os autores, que pesquisou cerca de 1,2 milhão de funcionários em 52 empresas da lista Fortune 1000, está diretamente ligada à liderança, que muitas vezes gera desmotivação nos seus funcionários e diminui, se não destrói completamente, o entusiasmo deles.
Por este motivo, a Liderança deve sempre identificar e avaliar os níveis de motivação da equipe. Lembre-se que uma equipe desmotivada pode comprometer todo o resultado de uma área, portanto, trata-se de uma ação crítica hoje dentro das organizações.
O Líder tem a responsabilidade de propiciar um ambiente que gere motivação, buscar a proximidade junto a sua equipe, principalmente durante e após a conclusão de projetos ou atividades relevantes da área. Mais importante, estar disposto a ouvir às necessidades e sempre reconhecer toda dedicação por um trabalho bem feito. Infelizmente hoje não é difícil encontrarmos Líderes que não tem disponibilidade na agenda para criar um canal de comunicação com a sua equipe e este comportamento pode sim afetar significativamente a motivação do time.
Outro fator importante é realizar após os ciclos de avaliações de desempenho, muitas conversas informais e pontuais no dia a dia na área, buscando entender como cada um está encarando os seus novos desafios, o quanto as suas atividades estão agregando aprendizado contínuo e motivação na empresa.
Além disto, há um conjunto de ações que podem propiciar mais engajamento e motivação, abaixo estão algumas que as empresas em todo o mundo estão implementando para motivar intrinsecamente os seus funcionários:
Liderança
>Aberta as novas ideias (principalmente a alta gestão)
>Aceitar os erros como parte do aprendizado
>Comemorar as conquistas com o time
>Apoiar e incentivar a todos na busca de soluções criativas
>Inspirar a equipe através de exemplos diários
>Encorajar e apoiar o desenvolvimento da equipe
>Proporcionar trabalhos conectados com os objetivos da empresa
>Reconhecer os melhores funcionários publicamente
>Enfatizar e valorizar o planejamento de carreira
Cultura
>Promover a criatividade através do trabalho em equipe
>Propiciar uma comunicação interna eficaz
>Cultura mais flexível
>Cultura interna voltada para o Cliente
>Construir uma cultura de reconhecimento: Exemplo: “ Você faz a diferença”, “Você é útil”, “Você sabe trabalhar em equipe”
E aí, sua equipe está motivada?
Ednéia Renó – Diretora Executiva da CiaDH
Baixe aqui nosso e-book “As melhores práticas de feedback” CLIQUE AQUI
CiaDH é uma consultoria que fornece soluções na área de Recursos Humanos, especializada em condução de projetos, treinamentos e coaching, para empresas, equipes, líderes e indivíduos.
ÚLTIMAS POSTAGENS