NOVOS CAMINHOS PARA O RH

Não é incomum profissionais da área de RH se questionarem  sobre quais serão os novos caminhos para a área  dentro das empresas.

Iniciei a minha carreira  nesta área no início da década de 90 e desde então venho acompanhando as profundas transformações que a mesma vem passando.  Antigamente o RH era  focado nos processos  burocráticos e no atendimento legal  e pouco preparado para uma postura proativa, em  dar respostas rápidas ao crescimento veloz  no qual já passavam as empresas  naquele período.

Depois de muitas transformações,  hoje  a área é responsável por apoiar  as empresas numa série de mudanças   que  afetam de modo significativo todo o ambiente organizacional.  Cabe ao RH ajudar a encontrar infinitas  soluções  referente ao capital humano para  que as empresas sobrevivam à acirrada competição  no mercado atual.  Para liderar com eficácia, os Líderes de RH devem responder rapidamente a uma ampla gama de tendências inovadoras e disruptivas – incluindo a transformação digital, e  ela chegou para ficar.  Cada vez mais o uso de tecnologias e recursos digitais são essenciais  para melhorar processos, engajar os talentos e impulsionar novos modelos de negócios como geradores de valor na empresa.

Portanto,  o “conhecimento”  passou a ter um papel ainda mais expressivo,  já que as  empresas,   além da necessidade de alta tecnologia,  precisam  aumentar a sua capacidade de  gerenciar esta transformação digital,  tornando o ambiente num sistema vivo e sustentado por uma cultura de aprendizagem permanente.

E neste processo de transformação, o papel da área torna-se fundamental, preparando os profissionais para este novo modelo alinhado às expectativas  atuais e futuras dos desafios relacionados ao  trabalho.  Ao   profissional de RH  cabe  estimular  e propor mudanças, onde a cada nova demanda e  necessidades da organização,  o mesmo passa atuar como  um  “radar” que detecta os sinais de  necessidades no ambiente interno e, de outro lado, o “farol” que sinaliza o caminho  que deve ser seguido  para o processo de desenvolvimento.

O capital humano passa a ter  maior relevância na organização, pois  todos devem  ser preparados  para assumir o papel de multiplicadores de conhecimentos e comportamentos,  facilitando a necessidade imposta pelo mundo digital,  de um ambiente de aprendizado rápido e versátil.

Avanços tecnológicos estão mudando a forma como o trabalho é feito, isto significa  que os Colaboradores precisarão atuar de maneiras diferentes e  compete ao RH,    propor, aprimorar e implantar ações que estimulem a inovação,  criatividade e  novos modelos de aprendizados.

O novo caminho do RH será, portanto, criar cada vez mais  um  ambiente intelectualmente favorável  à geração e multiplicação de conhecimentos em  locais de trabalho híbridos, ligando tecnologia e  pessoas.

Ednéia Renó – Diretora Executiva da CiaDH

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