QUAL O FUTURO DAS CARREIRAS DENTRO DAS ORGANIZAÇÕES?
Vivemos atualmente sob a influência de rápidas mudanças. O ambiente é de total imprevisibilidade em todos os setores das nossas vidas e isto também tem afetado o ritmo das carreiras dentro das organizações .
As empresas não podem mais propiciar a cultura de carreiras previsíveis, baseadas na promoção para depois desenvolver capacidades e manter os colaboradores satisfeitos. É fato que, cada vez mais, as empresas oferecem menos oportunidades de promoção, fruto do não crescimento dos seus negócios e consequentemente limita as criação de novas posições, principalmente de gerenciamento.
Para tornar a situação ainda mais complexa, algumas pesquisas apontam que a falta de oportunidades de carreira no futuro é o principal fator de pedido de desligamento – índice maior do que a remuneração ou problemas de administração da empresa.
E o que de fato as empresas estão fazendo para solucionar estas questões?
Pode ser estranho inicialmente, mas muitas empresas estão tornando seus colaboradores mais empregáveis externamente e internamente, e com isto, estão conseguindo que eles permaneçam mais tempo dentro das empresas e com possibilidades de estarem mais satisfeitos.
A abordagem mais comum utilizada tem sido capacitar os colaboradores para o “crescimento do conhecimento”, invertendo o foco estreito da espera na próxima promoção, para uma visão mais ampla, cujo o propósito está no crescimento pessoal, profissional e a sua capacitação técnica .
A cultura de carreiras das empresas passam a ser “baseada no conhecimento”, buscando reduzir à escassez de habilidades internas, obter maior retenção dos talentos e menores índices de rotatividade.
As Lideranças devem incentivar que os seus colaboradores pensem sobre suas carreiras em termos de crescimento e não apenas promoções sucessivas. Para garantir que os colaboradores desenvolvam suas carreiras de forma alinhada às necessidades de capacidade organizacional, os líderes devem formar “parcerias de desenvolvimento de carreira” com seus colaboradores.
Qual o significado desta parceria? Significa que cada lado, tanto o Líder como o seu subordinado, compartilham as responsabilidades pelo crescimento, afastando-se do caminho da carreira tradicional para uma abordagem mais dinâmica que se ajusta às necessidades atuais. Parcerias de carreira podem melhorar o engajamento dos colaboradores e reduzir a probabilidade de falta de qualificação interna.
Incentivar seus colaboradores é um fator de extrema importância, pois mostra como seu crescimento está melhorando a sua empregabilidade , ou sua capacidade de progredir na carreira, ao invés de apenas a progressão do título, que está se tornando cada vez mais escassa. Quando os empregados veem melhorias na empregabilidade por meio do crescimento, sua satisfação aumenta em relação a carreira e a intenção de continuar colaborando.
Projete as carreiras em torno das diferentes experiências que os colaboradores podem adquirir para desenvolver habilidades para cargos mais altos, e não carreiras que dependam de abertura de novos cargos. Tradicionalmente, as organizações acreditavam que para reter os talentos bastava apenas criar oportunidades de promoção, porém, estas oportunidades estão se tornando cada vez mais limitadas.
Também, não deixe de comunicar as oportunidades internas direcionadas aos colaboradores, conscientizando-os sobre atividades futuras antes mesmo de buscar ativamente uma nova oportunidade.
O que você está fazendo para dar nova vida aos seus planos de carreira ou da sua equipe?
Se precisar de apoio, conte com a gente!
Ednéia Renó – Diretoria Executiva CiaDH
Baixe aqui nosso e-book “O Líder na Gestão de Carreira da sua Equipe”:
CLIQUE AQUI: O Líder na Gestão de Carreira da sua Equipe
CiaDH é uma consultoria que fornece soluções na área de Recursos Humanos, especializada em condução de projetos, treinamentos e coaching, para empresas, equipes, líderes e indivíduos.
ÚLTIMAS POSTAGENS