Há momentos na vida que nos deparamos com encruzilhadas, ficamos com medo, confusos e perdidos quando o assunto é a nossa carreira profissional. A falta de autoconhecimento, metas e prioridades nos deixam sem saber qual o caminho devemos seguir e como nos preparar para chegar onde tanto almejamos. Vários profissionais sonham com o seu crescimento, a sua promoção e o dia em que estarão em posições de liderança e destaque dentro das empresas. Porém, muitos se esquecem de que o resultado vem através da soma de todas as ações que estamos realizando no nosso momento presente, ou seja, o quanto estamos investindo ou não na gestão de nossas carreiras. A pergunta que não podemos deixar de fazer é: Estou me preparando de fato para que este dia aconteça na minha vida profissional? Ou estou acreditando na minha própria sorte?
Para ajudá-lo no começo desta caminhada , preparamos uma série de perguntas para você refletir e acelerar este processo, baseado nos quatro pontos abaixo:
1 – Relacione as suas aspirações de carreira. | 2 – Identifique os seus pontos fortes e áreas de desenvolvimento. |
3 – Amplie o seu campo de visão. | 4 – Prepare um plano de ação. |
1º. – Relacione as suas aspirações de carreira
- Há quanto tempo estou na minha posição atual?
- Em “x” tempo onde desejo estar?
- Estou preparado para assumir novas responsabilidades? / Quando estarei pronto para isto?
- O que eu mais valorizo, busco para a minha carreira? (por exemplo, autonomia, gestão, prestígio, cargo, qualidade de vida, realização profissional, maior salário)?
- O que eu desejo para a minha carreira no futuro?
- Tenho outras metas e prioridades que não estão relacionadas com o meu trabalho e que podem influenciar as minhas futuras decisões de carreira?
- Até que ponto tenho mobilidade? Considerei este fator para atingir o que eu determinei para as minhas futuras aspirações de carreira?
2º. Identifique os seus pontos fortes e áreas de desenvolvimento
- O que eu faço muito bem?
- Em que momento as pessoas me procuram para pedir ajuda?
- Quais atividades ou tipos de projetos eu gosto de fazer com mais frequência no meu trabalho? E com menos frequência?
- Como essas minhas habilidades e capacidades poderiam alavancar as minhas aspirações de carreira?
- De quais realizações eu tenho mais orgulho até agora?
- Pensando em desafios futuros, quais habilidades e capacidades ainda me faltam para as posições que pretendo alcançar ?
- Como está o meu desempenho, como estou me saindo frente às expectativas e metas de desempenho para minha posição atual?
- Como isso ajuda na minha futuras aspirações de carreira?
3º. Amplie o seu campo de visão – considere as necessidades futuras da sua empresa atual ou externamente.
- Qual é a situação atual da empresa que estou trabalhando? (por exemplo, está crescendo ou em estágio de estagnação?)
- Como isso afeta a viabilidade dos meus futuros anseios profissionais?
- Visualizo oportunidades futuras na minha empresa atual?
- Como eu poderia articular minhas habilidades para torná-las relevantes para os outros papéis ou oportunidades dentro da minha empresa atual? E fora dela?
- Como está o mercado de trabalho de forma geral?
- Existem outras empresas que podem oferecer posições que irão de encontro com o que estou interessado em atuar?
- Quão competitivos são os diferentes campos em que estou interessado?
- Tenho uma visão do mercado, outros setores e contatos com profissionais externos para ter uma ideia mais aprofundada dos interesses futuros para minha carreira? Onde se encontram as oportunidades?
4º. – Prepare um plano de ação considerando as seguintes reflexões
- Que apoio eu quero do meu gerente, de outros profissionais ou em toda a organização para me ajudar alcançar as minhas aspirações de carreira?
- Como posso demonstrar que estou pronto para o próximo passo? Quais desafios eu preciso buscar?
- O que preciso fazer para desenvolver as “ oportunidades de melhorias” que identifiquei como prioritárias para alcançar meu crescimento? Quando?
- Tenho uma rede forte de profissionais externamente que poderão me ajudar a ter mais informações sobre o que almejo?
- Estou disposto a agendar proativamente conversas com meu gerente e pedir para que ele apoie minhas ações de desenvolvimento, me oriente e me forneça feedbacks para o meu desenvolvimento? Quando?
- O que vou preparar antes da reunião para tirar o máximo proveito dela?
Se você seguir estas dicas, saiba que você já deu passos importantes para ser o gestor da sua própria carreira.
Outra dica importante da CiaDH, não deixei de baixar o nosso e-book “Gerencie a sua carreira”, lá você encontrará informações detalhadas, que complementará este processo. ( CLIQUE AQUI: Gerencie a sua carreira )
No mais, você não está sozinho, você pode contar conosco para ajudá-lo, basta agendar uma conversa gratuita e compartilhar o seu momento e suas aspirações. Será uma satisfação ajudá-lo no momento mais importante da sua vida profissional, a gestão da sua carreira.
Aguardo você, até lá!
Ednéia Renó – Diretora Executiva da CiaDH