A LIDERANÇA PELO EXEMPLO DE ERNEST SHACKLETON
De 1914 a 1916, Ernest Shackleton e sua tripulação sobreviveram ao naufrágio de seu navio, o Endurance, esmagado pelo gelo da Antártida, distantes quase dois mil quilômetros da civilização, sem meios de comunicação ou esperança de socorro. As temperaturas eram tão baixas que os homens chegavam a ouvir a água congelar. Tiveram de comer pinguins, cães e focas.
Quando a situação se agravou, Shackleton partiu para buscar ajuda em sua heroica viagem de oitocentas milhas através do gelado Atlântico sul, em um mero barco a remo. O mais incrível é que todos os membros da tripulação sobreviveram, não só em boas condições físicas como em bom estado emocional. Tudo graças à capacidade de liderança de Shackleton.
Sua fascinante biografia nos revela que ele foi um homem que soube ensinar a si mesmo a ser excepcional, elevando-se acima de seus pares e conquistando a lealdade de seus homens.
Seja contratando uma boa equipe, apoiando e incentivando os colaboradores a darem o melhor de si, administrando crises com recursos e pessoal limitados, criando ordem a partir do caos ou liderando pelo exemplo pessoal de otimismo, igualitarismo, humor, força, inteligência e compaixão, Ernest Shackleton é um modelo que todos podemos seguir.
Denis Cardoso – parceiro da CiaDH e atual Diretor da empresa Intellicom – Empresa na área de Inteligência Competitiva
Ednéia Renó – Diretora Executiva da CiaDH
Fonte: Shackleton Uma lição de coragem – Margot Morrel & Stephanie Capparell .
Baixe nosso e-book: “Dicas de Avaliação de Desempenho de Equipes”
CiaDH é uma consultoria que fornece soluções na área de Recursos Humanos, especializada em condução de projetos, treinamentos e coaching, para empresas, equipes, líderes e indivíduos.
ÚLTIMAS POSTAGENS