O clima tem grande influencia nos seres humanos, de forma positiva ou negativa, mas para muitos ele é um dos grandes maestros para reger o nosso dia e até as nossas vidas.
Pesquisas já divulgaram que países mais frios e nublados, tem índices mais altos de suicídios e depressão, do que países tropicais.
Se este fenômeno exerce tanta influencia nas nossas vidas, nas organizações não deveria ser diferente. Referimos-nos a clima sempre que buscamos quantificar o ambiente de trabalho em fatores positivos ou negativos.
A pesquisa de Clima é uma ferramenta de gestão estratégica, talvez uma das principais e mais importantes para o gestor, pois, é através dela, que a empresa consegue mensurar o engajamento e a satisfação dos empregados.
Muitas empresas realizam pesquisas anuais ou bianuais de Clima Organizacional para identificar os pontos que estão positivos e aqueles que requerem cuidado, atenção e até mesmo aqueles que precisam mudar e este é o grande erro. A ferramenta é utilizada como simples pesquisa para quantificar a empresa, áreas e departamentos. Não existe um Plano Estratégico por detrás.
De acordo com a minha experiência e visão sobre o assunto, devemos implementar hoje na empresa esta ferramenta seguindo os seguintes passos:
- Planejamento Estratégico – nesta etapa além de planejar o que gostaríamos de saber do colaborador, devemos focar que os temas que forem pesquisados, deve haver a intenção real de fazer algo com as respostas recebidas. Por exemplo, não adianta eu perguntar sobre os benefícios se a empresa não tem no seu Planejamento Estratégico uma intenção de evoluir neste quesito. A pesquisa tem que estar intimamente relacionada com o Planejamento Estratégico da empresa. Se desenvolvimento dos empregados é um dos pilares de sustentação do negócio, faz sentido incluir questões sobre isto, caso contrário, é hipocrisia. Nesta etapa identificamos que temas serão abordados.
- Elaboração da Pesquisa – nesta etapa descrevemos as perguntas que compõe cada tema, em média se utiliza de 40 a 60 questões, decidimos o tipo de questionário (dissertativo ou múltipla escolha), a ferramenta de aplicação (formulário em papel, via sistema), o que será realizado com os resultados, qual o período e tempo de aplicação da pesquisa e da mensuração, ou seja, como será o processo.
- Processo de Comunicação – Informar os líderes e todos os colaboradores sobre a aplicação da pesquisa, seus objetivos e como se dará o processo. Não deixe de assegurar o sigilo para os participantes. Descrever todo o processo de Pesquisa, desde a coleta de dados até a apresentação e acompanhamento dos resultados.
- Compilação dos Dados – Apuração das respostas recebidas através da pesquisa. Organize a forma que será apresentada e que você possa visualizá-los como um todo, formate um padrão, se a sua empresa for de grande porte, é importante extrair resultados por áreas ou departamentos.
- Análise dos Resultados – depois de compilado os dados, é hora de analisar e se for o caso, extrair outros relatórios. Comparativos de anos anteriores, outras áreas, perguntas melhores e piores avaliadas são alguns dos exemplos que pode ser considerado nesta análise.
- Apresentação dos Resultados – Comunique os resultados da pesquisa para os empregados. Eles devem ter conhecimento dos resultados, pois foram envolvidos no processo.
- Plano de Ação – nesta etapa vamos planejar as mudanças necessárias, visando a evolução naquilo que não foi tão bem avaliado. Caso tenha possibilidade, construa o Plano de Ação com a participação dos empregados. Estabeleça responsáveis para cada ação. Devemos estabelecer um plano de acompanhamento destas ações e apoiar a implantação das mudanças propostas. O status de cada ação também deve ser comunicado aos empregados.
Quais são as vantagens para as empresas investirem Pesquisa de Clima? Se você está pensando em implantar na sua empresa, talvez algum dos pontos abaixo podem apoiar na venda desta implantação:
- Investimento Assertivo – numa realidade de recursos limitados, busque priorizar claramente as oportunidades de melhorias e invista nelas.
- Melhoria de comunicação – por ser estruturada, tende a melhorar a comunicação entre a liderança e equipes, criando um canal de conversa entre eles e um clima mais propício para o feedback.
- Desenvolvimento da Liderança – ao analisar os resultados, os gestores devem ter uma perspectiva de identificar problemas e transformá-los em oportunidades para o seu desenvolvimento profissional e da sua equipe.
- Aumento de Engajamento e Retenção dos Empregados – empregados ouvidos e atendidos nas suas necessidades tendem a se sentir mais engajados e a continuar na mesma empresa.
E a sua empresa como está? Com sol ou trovoadas?
Conte com a gente nesta jornada.
Ana Paula Cramez – Diretoria Executiva CiaDH
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