O QUE APRENDI SOBRE “CARREIRA E PAIXÃO”

Ontem, enquanto tomava o meu café na caneca que ganhei de presente de uma grande amiga de Campina Grande, comecei a pensar nas lições que aprendi enquanto caminhava pelas ruas de uma pequena cidade na região da Serra da Mantiqueira.

Parei numa loja de produtos artesanais e comecei a conversar com o proprietário sobre os seus produtos.  “Seu trabalho não é apenas bonito,  ele é único, nunca vi nada igual”, disse já com vontade de levar a loja inteira para casa. Imaginei quanta inspiração ele deveria ter para produzir  tantas coisas belas e de qualidade.  Muito  curiosa,   perguntei-lhe: “O seu trabalho lhe traz felicidade?”

Ele fez uma pequena pausa e respondeu: ” Tudo isto me dá profunda satisfação. Decidi deixar o meu trabalho para viver aqui.  Mesmo vivendo nesta pequena cidade, estou continuamente crescendo e descobrindo coisas novas. Não foi fácil, depois de 39 anos, consegui  trabalhar no que eu gosto, sem contar que,  hoje tenho qualidade de vida, faço uma curta caminhada da minha casa até aqui”.

Aquilo me marcou profundamente,  por um momento senti um alívio pela  decisão que tomei recentemente com relação a  minha  carreira,  e posteriormente,   uma repleta satisfação,  por ver aquele homem responder de maneira genuína  e feliz, que,    depois de 39  anos, ele tinha realizado o  seu projeto de carreira, alinhado a sua paixão e ao seu talento.

Hoje,  bebendo o meu café da manhã, comecei a   pensar  em  quantos profissionais  gostariam de ter a sorte de serem  felizes  nas suas carreiras, alinhando aquilo que lhe dá prazer aos seus anseios profissionais, pois a resposta deste artesão, foi  para mim,  a perfeita definição da ligação entre a paixão e  carreira. Muitos podem achar que isto é  um sonho impossível, mas acredite, ele tem o que a maioria de nós somos capazes  de realizar  no trabalho e na nossa vida.

Como artesão, ele transforma a matéria-prima e esculpe com as mãos algo de beleza e valor.   Para mim, esta é a oportunidade que todos nós temos na vida, de esculpir e transformar, nossas matérias-primas em talentos, paixões, inteligência, valores, propósito  e felicidade na carreira profissional.

Lembrei-me de um trecho do livro de Peter Drucker: “Mais e mais pessoas na força de trabalho e, mais que todos, os trabalhadores do conhecimento precisarão GERENCIAR A SI MESMOS.  Eles terão de se colocar onde possam fazer a maior contribuição possível, aprender e desenvolver e a permanecer jovens e mentalmente vivos durante uma vida profissional de 50 anos. Terão de aprender também como e quando mudar o que fazem, como e quando.”

Este  artesão e Peter Drucker são dois excelentes exemplos de profissionais que nos trazem ensinamentos sobre como gerenciar e  esculpir a nossa própria carreira.

Portanto, está em seu  coração,  buscar o que realmente   realiza  e  desafia você.  Comece a mover sua vida nessa direção, lembre-se que,  toda decisão que você toma,  o que você  faz com o seu tempo, transforma você em quem você é.   Você pode planejar e seguir  exatamente onde você sempre pensou,  o que você acredita ser o melhor para sua carreira, alinhado a sua paixão e vida pessoal.

Então, o que você está fazendo com suas matérias-primas?  Nunca é tarde demais, nem cedo demais para começar a colocá-las a favor dos seus sonhos.

Esculpe o seu destino!

 Ednéia Renó – Diretora Executiva da CiaDH

ps.: Você precisa de apoio para esculpir a carreira certa para você?  Nós atuamos com Coaching de Carreiras e podemos ajudá-lo nesta caminhada. Entre em contato conosco, será um prazer beber uma xícara de café com você.

Baixe aqui nosso e-book “Gerencie a sua carreira”  CLIQUE AQUI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LOGO

CiaDH é uma consultoria que fornece soluções na área de Recursos Humanos, especializada em condução de projetos, treinamentos e coaching, para empresas, equipes, líderes e indivíduos.

FACEBOOK

© 2020 Copyright © Todos os direitos Reservados – CiaDH