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PAPEL DA LIDERANÇA NO BAIXO DESEMPENHO DA EQUIPE

No  decorrer da minha carreira na área de Recursos Humanos, sempre me deparei com vários Líderes que não sabiam como proceder quando os seus funcionários não estavam desempenhando bem as  suas funções. As perguntas mais constantes eram: Como eu devo agir? Preciso realmente falar com o meu funcionário? Com eu digo que o seu desempenho está abaixo das expectativas?

Lembre-se que a Liderança tem papel preponderante nesta situação e precisa  garantir um feedback rápido, antes que a situação seja irreversível. Cabe ao Líder fornecer um  feedback orientativo, imediatamente a ocorrência do evento. Mas, infelizmente, muitos acham que não falar é a melhor opção,  ou postergam para o próximo ciclo semestral ou anual de avaliação de desempenho que ocorre na empresa, o que traz pouca efetividade no processo de mudanças de comportamentos.    Lembre-se que, um feedback atrasado pode indicar que qualquer mau desempenho não é uma prioridade na agenda de trabalho do Líder e pode reforçar ainda mais o comportamento negativo.

Busque    identificar  as áreas de melhorias do Funcionário,  ofereça todo o seu suporte e promova uma   reunião de feedback constante com a construção de um forte plano de ação para dar suporte ao processo de mudanças.

Durante esta reunião, você e seu  funcionário devem discutir as especificidades da situação e você deve estar preparado para fornecer todas as informações e recursos para resolver o problema.  (Baixe nosso E-book:   Como conduzir uma reunião de feedback  com funcionário abaixo das expectativas.)

Tenham em mente quais são as suas responsabilidades neste processo e do seu liderado conforme abaixo:

Responsabilidade da Liderança

  • Comunique as suas expectativas referente ao cargo atual do funcionário, quais as suas responsabilidades e níveis de entrega desejada.
  • Identifique e comunique os fatos específicos  onde ocorreram os comportamentos que não estão alinhados com o seu cargo e responsabilidades atuais.
  • Desenvolva em conjunto um plano de ação específico para corrigir as  situações, com ações claras e prazos esperados.

Responsabilidades do funcionário

  • Participe ativamente na sessão de feedback,  esteja aberto e disponível para mudanças.
  • Confie no seu Líder.
  • Ajude  seu Líder na elaboração  do seu plano de desenvolvimento e  seja participativo.

Após a reunião de feedback, lembre-se de  agendar outras reuniões regularmente com o seu funcionário para  monitorar as melhorias e traçar as próximas etapas do seu desenvolvimento.

Nestas situações, quem sai ganhando é o funcionário, que volta para  rota de crescimento e para o controle da gestão da sua carreira e da Liderança,  que exerce o papel de protagonista na gestão de desempenho da sua equipe.

Baixe aqui nosso e-book “O Líder na Gestão de Carreira da sua Equipe”:

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Ednéia Renó  – Diretoria Executiva CiaDH

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