CARREIRA E EMPREGO – O QUE MUDA?

Vivemos num mundo de escolhas e não poderia ser diferente quando se trata em decidir em investir na Carreira ou, buscar um Emprego.

Neste caso, há quem defenda que carreira é poder trilhar os mais profundos desejos de realização profissional, e ainda ser bem remunerado por isso.

De outro lado há quem defenda manter o emprego, afinal os compromissos financeiros não param, e os boletos chegam a todo tempo.

Esse dilema aflige grande parte dos profissionais que por muitas vezes se sentem presos com as incertezas, sem perceber outras oportunidades a sua volta.

Pessoas que saíram do emprego formal por vontade própria, ou que foram desligados, pegos de surpresa, sem saber o próximo passo a ser dado.

O fato é que estávamos acostumados ao jeito prático e “organizado” das empresas lidarem com nossos empregos e durante muitos anos, pelo menos para as antigas gerações, foi o desejo de muitos poder se aposentar nelas. Já outros profissionais de gerações mais jovens não querem mais esse estilo de vida.

O mercado de trabalho está mudando, sabemos disso, e as carreiras também começam a se diversificar.

Nunca ouvimos falar tanto sobre trabalhos alternativos como agora. A conectividade está transformando onde e como fazemos as coisas e criando uma economia mais colaborativa. Sabemos que com o avanço tecnológico e a inovação geraram mudanças diretamente nas profissões, muitas delas não existirão mais, até mesmo aquelas que a bem pouco tempo eram valorizadas, e bem remuneradas.

Na verdade as mudanças no trabalho sempre aconteceram, porém, nunca tão rápida e tão radical. Esse processo começou com trabalhos substituídos por máquinas, como a automação que promete substituir as pessoas de trabalhos mecânicos e repetitivos para exercer outras habilidades e atividades de maior criatividade.

Embora preocupante para muitos, um novo comportamento começa a surgir. Há estudos que indicam que cada profissional no futuro terá até cinco carreiras. Pode parecer absurdo, mas, isso já está acontecendo.

Profissionais com mais de uma formação e que perderam seu emprego buscam outras formas de arranjos na carreira.

A verdade é que ninguém está protegido nesse novo formato de trabalho e há a necessidade de se desenvolver e agir com sabedoria, funcionando a favor da vida profissional.  Se de um lado o avanço tecnológico causa tanta insegurança de outro lado outras oportunidades surgirão. Vamos experimentar novas formas de trabalho atendendo as necessidades de serviços, principalmente com a vida urbana acelerada. O comportamento está mudando nas cidades, formas de alimentação, deslocamentos…  com isso pessoas estão voltando a trabalhar em casa, fazendo muitas vezes o trabalho informal e outras por iniciativa das próprias empresas, o “home office”. Também, algumas empresas já alternam as horas de trabalho, dividindo a semana com dois executivos na mesma função – sendo  que um trabalha de segunda a quarta feira e o outro de quarta a sexta feira. Garante com a redução do tempo de trabalho na semana, com mais qualidade de vida entre os colaboradores, sem perder o trabalho conjunto (quarta feira) para alinhamento entre eles.

Hora de repensar a carreira e o trabalho

Não há mais “a carreira de sucesso”. Atualmente a realização pode vir de outras profissões não pensadas antes.

O momento é estar em movimento para se encontrar, se lançar ao mercado, o saber vender suas capacidades, habilidades e diferenciais, que sejam competitivos e, claro, lidar bem na relação com o cliente. Saber conduzir um serviço, tomar decisões, autogerir, controlar custos, negociar, liderar, e com isso, carreiras ganham novos formatos.

Tente fazer o melhor, de forma diferente, seja curioso, respeite e dê valor a sua experiência, enfrente as situações pelo caminho e procure sempre referenciais.

Com tantas tendências redefinindo as relações de trabalho a carreira passa a ocupar um lugar com outros critérios de sucesso, o valor a onde o profissional é remunerado pelo conhecimento transmitido e pelo resultado gerado.

Os profissionais de hoje estão interessados em causar impacto positivo com o seu trabalho, e ter tempo para ser feliz.

Simone Filippo – Diretora Executiva da CiaDH

ps.: Se você quer ocupar um lugar de sucesso, a CiaDH tem um programa acelerado de desenvolvimento com foco em carreira. Entre em contato conosco   ou pelo e-mail ciadh@ciadh.com.br

Baixe aqui nosso e-book “Gerencie a sua carreira”  CLIQUE AQUI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LOGO

CiaDH é uma consultoria que fornece soluções na área de Recursos Humanos, especializada em condução de projetos, treinamentos e coaching, para empresas, equipes, líderes e indivíduos.

FACEBOOK

© 2020 Copyright © Todos os direitos Reservados – CiaDH