AS SETES ONDAS QUE VOCÊ DEVE PULAR NESTE NOVO ANO
Estamos chegamos ao final de mais um ano. Para ser franca, eu adoro este período, pois além do clima de festividade, também é um período que nos traz o espírito de ‘renovação”, como se tivéssemos o poder de zerar o relógio e começar tudo novamente.
É momento de fazer um balanço, avaliar o que deu certo, buscar novos aprendizados e acima de tudo, mais realização pessoal e felicidade na vida profissional.
Eu me lembro da minha infância, das nossas festas de fim de ano na praia e das superstições que aprendi com minha tia para realizar na noite de ano novo. O objetivo era assegurar mais sucesso, felicidade e prosperidade em nossas vidas. Uma superstição bem popular, era pular as sete ondas, pois reza a lenda que, isto abre todos os caminhos para o próximo ano.
Assim como eu, acredito que você também quer que novos caminhos se abram para você neste novo ano que se inicia, portanto, gostaria de propor para você pular definitivamente sete ondas, que na verdade, são obstáculos que estão impedindo o seu crescimento ou paralisando a sua carreira.
Então, vamos às sete ondas:
1. Falta de autoconhecimento – Acredite, são raros os profissionais que demonstram clareza e domínio de conhecimento sobre suas próprias vidas e carreiras. Quando você conhece as suas habilidades, competências, seus talentos e seu potencial, você terá mais oportunidades de potencializar a sua carreira no futuro.
2. Falta de ambição – Ambição é o combustível que você precisa para mover-se em direção aos seus sonhos e é desejável em qualquer fase da carreira. Porém, fique atento para não transformar a sua vontade de crescer em ansiedade, sem respeitar as etapas naturais do seu processo de crescimento.
3. Falta de motivação – Assim como a ambição, a motivação é a chave para atingir o sucesso, pois estar motivado é demonstrar postura ativa frente as ações que afetam diretamente a sua carreira, Pessoas desmotivadas tendem a procrastinar e não ter metas claras para o seu autodesenvolvimento profissional e pessoal.
4. Ser pessimista – Infelizmente os profissionais pessimistas acham que sua carreira não está indo a lugar nenhum, sempre buscam colocar empecilhos no meio do caminho e não acreditam que podem virar o jogo para ter um futuro melhor. A negatividade consome uma grande quantidade de energia dos pessimistas, que poderia ser aplicada no seu próprio aprendizado.
5. Não fazer autogestão da carreira – Nunca deixe a sua carreira à mercê do seu chefe, do mercado ou da área de RH da sua empresa. Assuma controle e a responsabilidade pelo processo de mudanças que tanto almeja e seja o protagonista do seu futuro profissional.
6. Falta de planejamento e visão do futuro – Não existe sucesso profissional para quem não tem um rumo bem definido ano a ano. É preciso entender a importância de definir suas estratégias, objetivos e metas de carreira.
7. Não buscar apoio – Existem momentos em nossas vidas que não sabemos “como” fazer a virada que tanto almejamos, nesta situação, busque um especialista em carreira para ajudá-lo no seu autoconhecimento e desta forma, tenha uma maior consciência sobre os seus objetivos e propósito de vida, aumentando a sua autoconfiança como ponto de partida para avançar rumo ao tão sonhado ápice profissional.
Se você quer chegar lá, chegou a hora de jogar no mar tudo o que está afastando você do seu sucesso profissional, pule as sete ondas, deixe naufragar todos os obstáculos que hoje estão impedindo você de chegar no tão sonhado oásis do seu sucesso profissional.
Feliz Ano novo!
Ednéia Renó – Diretora Executiva da CiaDH
ps.: Se você está pessimista ou sem motivação para pular as setes ondas que estão travando a sua vida profissional, a CiaDH tem um programa acelerado de desenvolvimento com foco em carreira. Basta agendar uma sessão inicial, sem custo, para dar o primeiro pulo. Entre em contato conosco ou pelo e-mail ciadh@ciadh.com.br
Baixe aqui nosso e-book “Gerencie a sua carreira” CLIQUE AQUI
CiaDH é uma consultoria que fornece soluções na área de Recursos Humanos, especializada em condução de projetos, treinamentos e coaching, para empresas, equipes, líderes e indivíduos.
ÚLTIMAS POSTAGENS