A TRANSFORMAÇÃO AGILE & DIGITAL NO RH

Muitas empresas e profissionais vem pensando em como se adaptar as novas metodologias, estruturas e técnicas em inovação para o RH. Tecnologias como Inteligência Artificial, People Analytics, entre outras já estão mudando o comportamento no mercado de trabalho.

E preocupados em como desenvolver o melhor, nem sempre conseguem entregar o que é minimamente razoável. Isso acontece porque muitas empresas ainda atropelam seus cronogramas, mudam o planejado no meio do caminho, além de ter profissionais sobrecarregados nos projetos, e sendo estes de longo prazo.

Costumo dizer que “o ótimo acaba sendo inimigo do bom”.

O RH precisa preparar para apoiar as mudanças. Como podemos melhorar esse momento nas empresas, ter uma boa relação com os colaboradores e ainda gerar os seus resultados esperados? 

A Metodologia Agile é uma resposta às estas questões e começa a expandir para outros campos, além da criação de software. Conhecer a metodologia pode ajudar os profissionais de RH a se organizar melhor e ter um desenvolvimento mais flexível.

O Agile é mais que um método, é uma cultura e uma nova forma de organizar o trabalho, baseado na Alta Performance, na Qualificação, na Simplicidade e Flexibilidade.

De acordo com o Manifesto Agile–2001, deve priorizar as pessoas e a cadeia de valor do negócio, em relação aos processos e ferramentas, assim como fomentar a diversidade e criar ambientes interativos e colaborativos.

Deve promover o desenvolvimento de projetos em pequenos ciclos, com entregas frequentes e rápidas, organizado, segmentando a gestão.

Os erros devem ser oportunidades de aprendizagem compartilhada, incentivando a inovação e soluções disruptivas, e os clientes devem ser envolvidos em todas as etapas da inovação.

Nesse cenário, tanto o generalista ou especialista devem ser capazes de entender o nexo das coisas, compreender o todo e as partes, conectando conhecimentos e recursos diversos. É preciso ser inventivo para detectar as oportunidades e ser Agile. Isso pode levar um tempo, mas os resultados valerão a pena.

A ideia é não trabalhar com uma estrutura fixa e sim fazer com que os colaboradores se adaptem às necessidades, e com isso aumentem o engajamento.

Algumas competências e técnicas podem ser aplicadas para a Transformação Agile & Digital na Gestão de Pessoas, como:

  • Agile Mindset;
  • Liderança Agile
  • Scrum, Squadse Tribes;
  • Pensamento Lateral, Design Thinking, Lean Canvase Kanban;
  • ChangeManagement.

Áreas de recursos humanos têm muito a se beneficiar com a Metodologia Agile e sua adoção deve ser uma prioridade. Por exemplo, aplicar aos processos de atração e retenção na experiência dos candidatos em processos seletivos. Como melhorar o momento de contato entre as empresas e potenciais futuros colaboradores?

As estruturas organizacionais devem ser menos hierárquicas e mais flexíveis, para perceber qual delas se encaixa melhor em sua configuração.

É um processo interativo, deve entender a dor do usuário, desafiar suposições, redefinir problemas, a fim de criar novas estratégias e soluções inovadoras.

Chegou a hora de pensar em como a transformação digital irá apoiar esse desafio e poder oferecer uma ótima experiência para o colaborador e equipes de trabalho.

Quer implementar a Metodologia Agile? A Cia Desenvolvimento Humano – CiaDH, pode te ajudar nesta trajetória! Fale com a gente.

Simone Filippo  – Diretora Executiva da CiaDH

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LOGO

CiaDH é uma consultoria que fornece soluções na área de Recursos Humanos, especializada em condução de projetos, treinamentos e coaching, para empresas, equipes, líderes e indivíduos.

FACEBOOK

© 2020 Copyright © Todos os direitos Reservados – CiaDH